Casas feitas de plástico reciclado e cascas de café

Casas feitas de plástico reciclado e cascas de café

Conheça a startup que constrói casas em um dos maiores países produtores de café do mundo.

Na produção de café, a casca – a camada natural que envolve os grãos de café que sai quando os grãos são torrados – normalmente se transforma em resíduos, que são despejados em pilhas que, com o tempo, liberam metano, um potente gás de efeito estufa. Para resolver essa questão com uma solução aplicada à Economia Circular, uma startup colombiana criou um novo produto, que combina as cascas com plástico reciclado.

A Woodpecker, de Bogotá, usa o material para fazer as paredes de suas casas pré-fabricadas, que custam apenas US$ 4.500.

“Notamos que existia uma grande necessidade de um sistema de construção leve para moradias e salas de aula em locais rurais e isolados, onde os sistemas de construção tradicionais – como tijolos, cimento e concreto – não conseguem chegar,” disse Alejandro Franco, CEO da Woodpecker.

A startup precisava encontrar materiais leves o suficiente para serem transportados em um pequeno barco, em um helicóptero ou até mesmo nas costas de um burro. Para chegar ao resultado final, foram testadas diferentes combinações de fibras naturais – desde serragem e arroz até grama e fibra de palma – com diferentes tipos de plástico reciclado.

Segundo Alejandro Franco, a casca de café foi selecionada porque é mais forte e mais seca do que as outras fibras. Além disso, é um material que está amplamente disponível na Colômbia, um dos maiores países produtores de café do mundo. O material final também é à prova de fogo, durável e resistente a insetos.

A empresa fabrica kits semelhantes que podem ser facilmente montados no local onde a casa deve ser construída, com uma estrutura de aço e placas de casca de café que se encaixam com o mínimo de ferramentas necessário. Embora a Woodpecker construa a maioria das casas, alguns optam por comprar os kits e fazer a montagem por conta própria.  Ao projetar cada modelo de casa para usar o mínimo de peças possível, e peças padrão entre projetos diferentes, a equipe ajudou a manter os custos baixos. O material reciclado também é acessível e a Woodpecker reduz ainda mais os custos ao produzir materiais em grande escala.

Para construir uma casa normalmente é preciso de menos de uma semana e isso é algo muito importante quando falamos sobre garantir moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional – seja por questões sociais ou até mesmo por desastres naturais. Como aconteceu na ilha colombiana de Providence, em novembro de 2020, quando um furacão de categoria 5 destruiu 1.300 casas. Na época, o governo colombiano pediu a ajuda da Woodpecker para começar a solucionar o problema de forma rápida e segura.

No início, a Woodpecker doou duas casas e enviou todos os materiais para Providence.  À medida que a empresa continua construindo moradias em outras áreas, ela também espera obter a aprovação do governo para ajudar a reconstruir a ilha em maior escala.

“O sistema funcionou perfeitamente, considerando que não havia fornecimento de energia, o solo estava lamacento, o aeroporto danificado, sem comida… Todos os problemas que se pode imaginar,” contou Alejandro Franco. “Acreditamos que nossas casas são uma excelente solução para a crise imobiliária local.”