SPACE10: Criando soluções para a vida em um futuro circular

SPACE10: Criando soluções para a vida em um futuro circular

Conheça o SPACE10, o laboratório de inovação da IKEA que busca soluções inspiradas na Economia Circular.

O que você imagina quando falamos sobre uma loja de móveis inovadora? Provavelmente, você pensa primeiro na criação de produtos com um design mais moderno (ou até mesmo futurista) ou então no desenvolvimento de produtos diferentes para nosso dia-a-dia. Sim, pode ser isso, mas é possível ir mais além.

A IKEA, uma empresa sueca especializada na venda de móveis para casa, criou em 2015 o SPACE10, um laboratório de inovação que busca soluções também inspiradas na Economia Circular para que as pessoas possam viver melhor no futuro. Desde a criação de alimentos à base de plantas ou a partir de sobras de outros alimentos, até o desenvolvimento de soluções para um transporte mais limpo e eficiente, as possibilidades são muitas e o SPACE10 conta com equipes de especialistas para cada uma delas.

Hoje, saiba mais sobre esse laboratório futurista e conheça um de seus projetos para um futuro circular.

Localizado em Copenhagen (Dinamarca), o prédio do SPACE10 conta com um laboratório de fabricação, estúdio de tecnologia, cozinha de teste, espaço para eventos, galeria e salas de reuniões flexíveis – tudo dentro dos mesmos metros quadrados que já abrigaram uma peixaria, na região de København V, que já foi conhecida como uma área de frigoríficos e hoje é um dos bairros mais descolados da cidade.

Nada de desperdício: A comida do futuro

A IKEA se comprometeu a se tornar totalmente circular – ou seja, administrar se uma empresa com desperdício zero – até 2030. E incentivar que as pessoas vivam um estilo de vida circular também é importante. Com isso, o desenvolvimento de alimentos e receitas com total aproveitamento faz parte desse plano.

Em 2018, quando a pauta sobre os produtos à base de plantas (ou plant-based) ainda estava no início, o SPACE já havia começado suas experiências. Das pesquisas, nasceu um menu completo, com releituras de pratos clássicos que todo mundo ama:

Dogless Hotdog

Um cachorro-quente feito com cenouras desidratadas, ketchup de beterraba e frutas vermelhas, creme de mostarda e açafrão, cebolas assadas, salada de pepino e uma mistura de salada de ervas. Seu pão é feito com espirulina, uma microalga que contém mais betacaroteno do que a cenoura, mais clorofila do que grama de trigo e 50 vezes mais ferro do que espinafre. No fim das contas, o Dogless Hotdog pode ser muito saboroso e ainda tem mais proteína do que um cachorro-quente “de verdade”.

The Bug Burger

Um de beterraba, pastinaga, batata e… Larva do besouro escuro (sim, você leu corretamente!). A ideia principal do SPACE10 com o uso desse ingrediente, no mínimo exótico, é mostrar que insetos também podem ser saborosos. O Bug Burger conta com um pão de farinha branca e é coberto com molho de tomate, ketchup de beterraba e groselha preta, pasta de cebolinha e uma salada hidropônica composta por uma mix de folhas cultivadas dentro do prédio do SPACE10..

The Neatball

Essa versão futurista da tradicional almôndega foi criada para incentivar que as pessoas repensem seu consumo de carne, e considerem reduzi-lo usando produtos locais e experimentando proteínas alternativas. O SPACE10 criou duas versões da Neatball – uma feita com larvas de farinha e outra com raízes vegetais como cenoura, pastinaca e beterraba.

Microgreen Ice Cream

Para uma sobremesa saudável e futurista, que tal um sorvete diferente? Esse sorvete pode ser feito com uma combinação de erva-doce, coentro, manjericão e hortelã. 600g do Microgreen Ice Cream contam com apenas 60g de açúcar em sua base, além de suco de maçã e suco de limão.

The Scraps Book

Todas essas receitas foram o pontapé inicial para o que hoje se transformou em um livro, chamado “The Scraps Book” (ou “O Livro das Sobras”), criado pela IKEA Canadá. Não, o livro não pede ingredientes como “larvas de besouro”, mas conta com cerca de 50 receitas criadas por chefs de toda a América do Norte, usando algumas estratégias diferentes para garantir que as pessoas gerem menos desperdício na cozinha.

“The Scraps Book” está disponível para o público em geral e pode ser baixado gratuitamente no Apple Books, no Google Play ou em PDF.

Para saber mais sobre o SPACE10 e conhecer outras soluções circulares e futuristas do laboratório de inovação da IKEA, clique aqui.