O que é Economia Circular e como participar dela

O que é Economia Circular e como participar dela

A Economia Circular se baseia em 3 pilares importantes da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

Bem-vindo ao Mundo Ciricular, sua nova fonte de informação e inspiração sobre Economia Circular! Mas o que, de fato, é Economia Circular? Para responder essa pergunta, preparamos um conteúdo especial com um breve guia sobre o tema.

Economia Circular: Um Breve Guia

Sistemas vivos existem há bilhões de anos e seguirão existindo por muito mais tempo. Para a Natureza, nunca existiram aterros sanitários. Ao invés disso, existe o que chamamos de “ciclo da vida”, onde os resíduos gerados por uma espécie são alimento para outra espécie, o provedor de energia desses seres vivos é o sol.

Desde que o mundo é mundo, na Natureza tudo nasce, cresce, morre e seus nutrientes retornam ao solo. Mas nós, seres humanos, passamos a adotar um sistema linear, onde compramos, usamos e descartamos.

Cada vez que consumimos algo gerado a partir de uma fonte de recursos finita e, ao final de sua vida útil, enviamos esse item diretamente para o lixo, nós estamos contribuindo para a criação de mais e mais toneladas de resíduos tóxicos. E esse sistema não pode funcionar a longo prazo.

Então, como mudar? Para começar, que tal usar a natureza como inspiração?

Como comentamos no início desta publicação, o planeta funciona com base em um ciclo vivo há bilhões de anos. Se nós usarmos esse sistema como inspiração para mudar a nossa forma de pensar, nós podemos, também, viver em um sistema de economia circular.

Para resumir os pontos principais da economia circular, podemos usar apenas 3 palavras que englobam importantes atos: reduzir, reutilizar e reciclar. Tanto focando na sociedade em geral, quanto no indivíduo, existem muitas formas de reduzir a demanda por materiais e evitar a produção de resíduos. Confira alguns exemplos:

Design circular: Cerca de 80% do impacto ambiental de um produto é definido no seu desenvolvimento. Um produto que se encaixa na economia circular precisa ser pensado, do zero, para se encaixar na economia circular.
Produção circular: Em uma economia circular, cada etapa de uma produção eficiente é otimizada com foco na redução dos resíduos, além de usar soluções técnicas para reduzir o desperdício de materiais no processo de fabricação.
Uso circular: A forma mais eficiente de economizar recursos na fase de uso de um produto é aumentar sua vida útil. Dessa forma, menos produtos precisam ser produzidos para substituir os antigos. Isso pode ser alcançado através de reparos, do reaproveitamento e da reutilização desses itens.

Existe um quarto exemplo, que seria o Fechando ciclos. Quando um item não pode mais ser reparado, reaproveitado ou reutilizado é o momento de encerrar o seu ciclo. E isso pode acontecer de 2 formas:

  • Remanufatura: Retirar partes de produtos e usar na produção de novos itens;
  • Reciclagem: Ao contrário da remanufatura, este é um processo que transforma um resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.

Vivendo um estilo de vida circular

Para os indivíduos, a economia circular tem potencial de tornar sua vida mais fácil e mais sustentável – o que reflete não só na qualidade dos produtos que você consome, mas também no seu impacto ao meio ambiente. Mas por onde você deve começar?

Pense mais antes de adquirir um novo item: A forma mais eficaz de reduzir a demanda de recursos é simplesmente perguntar para si mesmo se você precisa ou quer algo antes de comprá-lo. Se a resposta for “sim”, você pode…

Comprar itens de “segunda mão”: Hoje em dia, existem sites especializados na venda de produtos de segunda mão. Assim, se um item em boas condições de uso não for mais útil para outra pessoa, ele pode ser útil para você. E vice-versa.

Seja curioso e crítico: Pesquise mais, procure entender melhor sobre aquilo que você consome (desde os alimentos presentes em sua rotina, a roupa que você veste e os itens que compõem a decoração e as funcionalidades da sua casa). Quando você busca entender melhor esses processos, você é capaz de fazer melhores escolhas para você e para o planeta.

Alcançar uma economia circular significa promover a mudança em basicamente todos os setores e em todos os níveis da nossa sociedade. Mas, passo a passo, é possível chegar lá. Para isso, é preciso ir além do “reduzir, reutilizar e reciclar” e o (nome do portal) quer te inspirar a pensar mais nisso, através de conteúdos semanais exclusivos. Para não perder as novidades, assine nossa newsletter.