Pentatonic transforma garrafas em itens de decoração e acessórios

Pentatonic transforma garrafas em itens de decoração e acessórios

A missão principal da startup alemã é incentivar todo o mundo a participar de Economia Circular.

Por mais que o planeta viva em um sistema circular há bilhões de anos, o ato de nós, humanos, transformarmos o que seria lixo em algo completamente novo, é um conceito que surgiu recentemente e faz parte da Economia Circular..

Dentro desse cenário, uma startup alemã chamada Pentatonic está criando itens para casa (móveis, tecidos para poltronas e sofás, carteiras, etc.) a partir de objetos como garrafas plásticas e bitucas de cigarro. Criada por Jamie Hall e Johann Bödecker, a missão principal da Pentatonic é incentivar todo o mundo a participar de Economia Circular.

Segundo os criadores da Pentatonic, eles estavam se sentindo frustrados com a quantidade de lixo gerado no planeta e com a falta de soluções dinâmicas baseadas no design. Assim, Hall e Bödecker recorrem a empresas focadas no gerenciamento de resíduos na Europa, para o fornecimento de plástico, metal, vidro e resíduos alimentares. Em seguida, eles selecionam estrategicamente cada material reciclável por suas propriedades estruturais.

O polietileno (PET), por exemplo, que é o material mais comumente usado pela Pentatonic, encontrado em garrafas plásticas de água, é altamente maleável e por isso é um ótimo material para cadeiras e estofados.. Enquanto isso, o polipropileno (PP) encontrado em garrafas de leite, tampas de copos de café e tampas de garrafas de bebidas, é estruturalmente sólido e, portanto, usado para componentes de sustentação de peso, como pernas de cadeiras e mesas.

Hoje, a Pentatonic trabalha em parceria com a Miniwiz, uma empresa internacional de upcycling fundada em Taiwan, dedicada ao reaproveitamento do lixo do consumidor final e resíduos industriais. A partir da parceria, a startup alemã também lançou uma coleção de móveis usando resíduos de bitucas de cigarro.

The Trashpresso

Além da criação de produtos e focando mais no desenvolvimento de outras soluções de impacto baseadas em Economia Circular, a Pentatonic também criou The Trashpresso, a primeira mini usina de reciclagem do mundo movida a energia limpa, desenvolvida para levar a reciclagem de nível industrial a comunidades isoladas.

Para saber mais sobre seu funcionamento, confira o vídeo a seguir, que mostra a Trashpresso em funcionamento no London Design Festival, transformando em azulejos o lixo reciclável produzido e fornecido pelos visitantes do evento.